terça-feira, 9 de novembro de 2010

Alimentando o Corpo, a Alma e o Espírito

“E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” (1Ts 5,23)


Este verso bíblico mostra a grande sabedoria do Espírito de Deus revelada a Paulo!


A frase começa com o Deus de paz! Jesus é o Príncipe da Paz! Só Ele pode nos dar a Paz que o mundo não conhece!


Ele continua “vos santifique em tudo”. Tornar santo é tornar algo separado para Deus, para sua Glória. Deus quer Santidade, separação para Ele, em toda a nossa vida.


Ele não quer santidade somente no domingo à noite durante o horário de culto! Ele quer nos voltados para Ele, convertidos a Ele, separados para Ele, santificados por e para Ele em toda a nossa vida em todos os momentos e lugares!


Deus quer conservar plenamente irrepreensíveis nosso corpo, alma e espírito!


Ele quer nos conservar irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo!


O objetivo de Deus é que estejamos prontos, igreja pura, sem mácula, noiva preparada para o noivo! O objetivo de Deus é que estejamos eternamente com Ele sem que o pecado nos separe totalmente d´Ele.


Jesus veio há 2.000 anos e morreu em nosso lugar, pelas nossas iniqüidades pagou o preço com a própria vida.


Ele ressuscitou, subiu aos céus! Ele intercede por nós junto a Deus!


Ele está prestes a voltar! E até mesmo muitos cristãos estão desapercebidos quanto à volta do Senhor Jesus!


“...e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis”


Deus nos fez à Sua imagem e semelhança!


Ele nos fez, corpo, alma e espírito, à sua imagem e semelhança. De fato, Deus é Espírito e formou todo o Universo segundo a sua Sabedoria e sustenta todas as coisas.


A vida é uma criação de Deus. A vida consegue organizar a matéria inanimada, o pó da terra do qual fomos feitos. Num corpo vivo se expressam as faculdades da alma, os pensamentos, os sentimentos, a vontade. Tudo isto acontece para que o nosso espírito viva em comunhão com Deus.


Deus nos deu vida para que vivêssemos eternamente com Ele.


Como conservar o nosso corpo?


Permitindo que a Sabedoria de Deus nos guie em todos os nossos hábitos para que o nosso corpo viva saudável e enfrente todas as adversidades!


Imagine uma pessoa que se alimenta continuamente de carne gordurosa e salgada, bebida alcoólica e muitos doces. Certamente este corpo passará de um organismo que mantém a vida para um depósito de lixo resistindo à degeneração e à morte. Precisamos da ajuda de Deus para Ele corrigir o nosso apetite e nos dar sabedoria para reaprendermos bons hábitos.


A vida é movimento! Imagine um corpo, um depósito de lixo, parado, sem movimentar os músculos e membros e acumulando em toda a curva de rio muito lixo!


Imagine um pulmão se enchendo de fumaça dos ares, dos carros e cigarro, respirando parcialmente e ofegante não levando adequadamente o precioso oxigênio e não eliminando corretamente o gás carbônico!


Jesus veio para nos dar vida e vida com abundancia também em nossos corpos! Mas o ladrão veio senão para matar, roubar e destruir!


A nossa vida moderna, confortável, de apetites desordenados, de hábitos impróprios tem nos matado, roubado nossa saúde, tem nos destruído!


“Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si...” (Is 53,4) para que tenhamos vida abundante!


Jesus fez isto para tenhamos vida abundante e não para vivermos como homens tolos sem sabedoria alguma com hábitos que levam à morte!


Como conservar a nossa alma?


Nossa alma também precisa ser plenamente conservada irrepreensível para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo!


Com pensamentos impuros, com sentimentos negativos e com desejos pecaminosos é a alma um palco de morte, uma glória para o Maligno que nos odeia!


“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.” (Pv 4,23)


“Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;” (Mt 5,8)


“Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.” (Mt 6,21)


Imagine uma mente alimentada com as idéias vindas da mídia, televisão, rádio, internet, etc.


Uma mente alimentada com todo o tipo de pensamentos errados!


A mente sã é alimentada com as idéias de Deus, com a Palavra de Deus, com tudo que edifica!


Imagine uma alma com sentimentos de culpa, medo, remorso, amargura, inveja, raiva, ódio, descontentamento, egoísta e sádica, totalmente transformada em algo totalmente diferente da imagem e semelhança de Deus!


Todos nós já possuímos em algum momento das nossas vidas diversos destes sentimentos negativos.


Nossa alma precisa ser alimentada com o Amor de Deus, com a Alegria do Senhor que é a nossa força, “falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração;” (Ef 5,19)


Como conservar o nosso espírito?


Nosso espírito também precisa ser plenamente conservado irrepreensível para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo!


O homem ímpio, descrente, está morto para Deus em suas iniqüidades!


“Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.” (Jo 3,7)


“Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.” (Jo 1,13)


“Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” (Jo 3,3)


“O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.” (Jo 3,6)


“O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.” (Jo 3,8)


O nosso espírito só pode ser plenamente conservado se reservarmos um tempo para buscarmos comunhão com Deus!


Além dos momentos de comunhão onde permitimos que Deus nos encha com o Seu Espírito, devemos permanecer em todo o tempo ligados a Ele!


A vida desligada do espírito está morta!


O espírito do homem desligado do Espírito Santo de Deus está espiritualmente morto.


Se não temos tempo para Deus, não temos tempo para receber Vida.


Sem vida no Espírito, é impossível conservar plenamente o corpo e a alma!


“Vinde, e tornemos ao SENHOR, porque ele despedaçou, e nos sarará; feriu, e nos atará a ferida. Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.” (Os 6,1;3)


“E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. E serei achado de vós, diz o SENHOR,” (Jr 29,13-14a)


“Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.” (Jr 33,3)

Nenhum comentário:

Postar um comentário