sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Passos e Visões para Vendedores


Ao iniciar o Blog Passos e Visões, comentei na primeira postagem:


“Compartilhar Visões que edifiquem as pessoas e sugerir Passos que nos ajudem a alcançar estas Visões é o nosso propósito!


Sem luz, não há visão! Sem Deus, a visão humana tem se mostrado equivocada!


Basta ver com nossos próprios olhos como o nosso mundo está hoje!”
 Na postagem “Passos e Visões: um pouco de história”, escrevi:


“Passos porque creio que esta vida é uma jornada!


Visões porque se não tivermos um vislumbre de onde chegar não chegaremos a lugar algum!”



UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA E TESTEMUNHO


Já desde a minha adolescência, um pouco tímido, me interessei pelo assunto de Vendas.


Antes me tornar um vendedor alguns fatos ocorreram:


1) algumas experiências profissionais até aos 27 anos.


2) a morte da minha primeira esposa em 1994, quando nossos filhos tinham 3 e 5 anos.


3) o encontro da minha segunda esposa Cláudia, meu Amor, também em 1994, 16 dias após a morte da minha primeira esposa, o que aconteceu somente pela misericórdia de Deus que me ajudou a abrir o meu coração diante da dor da perda. Após esta morte súbita num acidente de carro, eu abri meu coração a Deus, dizendo:


“- Senhor, meu Deus, a vida da Sheyla foi interrompida bruscamente e não sei porque. A missão dela aqui terminou, mas a minha missão, o propósito que o Senhor tem para a minha vida continua e se cumprirá.”


Sozinho, e chorando, perguntei por 3 vezes a Deus:


“- O que será da minha vida e dos meus filhos, meu Deus?”


Em meio a estas perguntas, também falei:


“- Senhor Deus, como estou sem minha esposa, se o Senhor quiser que eu crie meus filhos sozinho, com a ajuda, talvez dos meus pais ou de outras pessoas, assim o farei. Mas se o Senhor quiser, eu quero uma outra esposa e companheira, para que seja minha mulher e mãe para os meus filhos! Aceito agora esta companheira!”


Em meio a estes clamores, tinha uma Bíblia no meu carro e lia alguns salmos e passagens aleatoriamente.


Na terceira vez que perguntei a Deus, em meio a choros: “O que será da minha vida e dos meus filhos, meu Deus?” Deus me deu uma visão, o rosto da Cláudia.


Perplexo diante desta visão, falei com Deus:


“- Senhor, estou chorando a morte da minha esposa e sempre fui fiel a ela. Sempre fui fiel mesmo com namoradas, nunca busquei duas mulheres ao mesmo tempo! Estou chorando a perda da minha esposa e tu me mostra o rosto de uma outra mulher? Tu estás brincando comigo?”


Encurtando este breve testemunho, sofri por 16 dias, pensando sobre o meu futuro.


Mas como Deus havia me dado a visão da Cláudia, no 16º dia, resolvi conferir a visão! Após 7 meses do falecimento da minha primeira esposa estava me casando com a Cláudia, minha segunda e atual esposa, minha amada!


4) Nossa Conversão:


Logo após o nosso casamento, Deus com seu imenso amor, começou a nos conduzir até Ele. É como se Ele me dissesse:


“- Meu filho, dos teus 14 aos 29 anos tu procuraste a Verdade por si mesmo, mas não me achaste. A partir de agora Eu me revelarei a Ti!”


Assim após 9 meses de casamento, em Setembro de 1995, começamos conhecer os caminhos de Nosso Senhor, através da pregação simples e sábia da irmã Isabel Martins, em reuniões de oração realizadas no porão da loja de móveis Nardin em Piracicaba.


Antes disto houve uma árdua preparação, quando Deus usou de seu amor através da irmã Cida e outras irmãs da Assembléia de Deus.


5) Após a conversão, de dificuldades numa empresa familiar culminando com a parada de funcionamento desta empresa, após 14 meses desempregado, tentando vender alguns produtos e realizando umas poucas vendas, Deus abriu uma porta na Xerox do Brasil, como representante comercial, aonde Deus me fez um vendedor.

A MINHA CONCEPÇÃO DE VENDEDOR


O Vendedor é um profissional que leva serviços e/ou produtos para os clientes que deles necessitam.


O Vendedor sempre deve procurar conhecer o cliente, as suas necessidades e interesses em relação aos produtos e serviços que tem a oferecer.


O Vendedor serve ao cliente e como fruto deste serviço e deste relacionamento comercial, realiza vendas e recebe as comissões por estas vendas.


“Porque diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que debulha. E: Digno é o obreiro do seu salário.” (1 Tm 5:18)


Paulo disse isto a Timóteo, seu filho na fé, se referindo aos que trabalham na obra do Senhor!


Parafraseio Paulo, dizendo: “Digno é o vendedor da sua comissão!”

O PROPÓSITO DESTE BLOG “Passos e Visões para Vendedores”


Muitos e bons livros já foram escritos sobre a arte e a profissão de vendedor!


Vendedores brilhantes já contaram suas histórias e ensinaram sobre vendas.


Muita coisa ruim e equivocada já ouvi dizer na área de vendas.


Ouvi, por mais de uma vez, utilizarem a anedota “O galo bom e o galo mau” se referindo a vendedores dizendo que o melhor vendedor é vendedor mau. Nesta anedota, um apostador de briga de galos pede a um menino que lhe informe qual é galo bom. O menino lhe informa que é o galo branco. Na luta o galo preto, que era o galo mau, dá uma surra no galo bom e ganha a luta. O apostador questiona o menino sobre a dica. O menino lhe responde: O senhor me perguntou qual era o galo bom e não qual era o galo mau.


Isto sempre me incomodou pois não concordava com esta visão que o melhor vendedor era o mau vendedor, pois trazia a venda a qualquer preço.


Sempre acreditei que o Vendedor deve servir ao seu cliente e o melhor livro do mundo que fala sobre servir é a Bíblia.


A Bíblia mostra como Deus serviu e serve amando ao mundo.


“... Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser, entre vós, fazer-se grande, que seja vosso serviçal; e qualquer que, entre vós, quiser ser o primeiro, que seja vosso servo, bem como o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e para dar a sua vida em resgate de muitos.” (Mt 20:26-28)


A idéia deste blog é beber dos Mananciais da Palavra de Deus e da comunhão com o nosso Senhor Jesus Cristo e escrever sobre Passos e Visões para Vendedores!


Oro ao Pai, em nome de Jesus, que nos dê “o Espírito de Sabedoria e Revelação” para que possamos humildemente servir aos leitores com o que aqui escreveremos.


Não temos a pretensão de sermos originais, e se encontrarmos coisas boas escritas nesta perspectiva, estaremos transcrevendo e citando os autores com a suas devidas permissões quando forem necessárias.


Mesmo que você não seja ou não pretenda ser um vendedor, em seu trabalho remunerado ou voluntário você sempre tem que apresentar idéias, produtos ou serviços para as outras pessoas e tem que convencê-las a aceitá-los. Sobre isto a arte de vender tem muito a ensinar a todos os profissionais e pessoas. Agora pregar a salvação através do Amor de Deus é algo muito mais excelente e muito mais difícil e tem a nos ensinar tanto mais para nossas vidas espiritual e material.


“... que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação, tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos e qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e pondo-o à sua direita nos céus, acima de todo principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro. E sujeitou todas as coisas a seus pés e, sobre todas as coisas, o constituiu como cabeça da igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.” (Ef 1,17-23)


Silvio Genaro Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário