segunda-feira, 29 de outubro de 2012

31 de Outubro - Dia do que?

31 DE OUTUBRO - Você sabia? Muitos não sabem!


As 95 Teses afixadas por Martinho Lutero na Abadia de Westminster a 31 de outubro de 1517, fundamentalmente "Contra o Comércio das Indulgências"


"Movido pelo amor e pelo empenho em prol do esclarecimento da verdade, discutir-se-á em Wittemberg, sob a presidência do Rev. Padre Martinho Lutero, o que segue. Aqueles que não puderem estar presentes para tratarem o assunto verbalmente conosco, o poderão fazer por escrito.
Em nome de nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.


1ª Tese
Dizendo nosso Senhor e Mestre Jesus Cristo: Arrependei-vos... etc., certamente quer que toda a vida dos seus crentes na terra seja contínuo e ininterrupto arrependimento.
2ª Tese
E esta expressão não pode e não deve ser interpretada como referindo-se ao sacramento da penitência, isto é, à confissão e satisfação, a cargo dos sacerdotes.
3ª Tese
Todavia não quer que apenas se entenda o arrependimento interno; o arrependimento interno; o arrependimento interno nem mesmo é arrependimento quando não produz toda sorte de mortificação da carne.
4ª Tese
Assim sendo, o arrependimento e o pesar, isto é, a verdadeira penitência, perdura enquanto o homem se desagradar de si mesmo, a saber, até à entrada para a vida eterna.
5ª Tese
O papa não quer e não pode dispensar de outras penas além das que impôs ao seu alvitre ou nem acordo com os cânones, que são estatutos papais.
6ª Tese
O papa não pode perdoar dívida, senão declarar e confirmar aquilo que já foi perdoado por Deus, ou então o faz nos casos que lhe foram reservados. Nestes casos, se desprezados, a dívida em absoluto deixaria de ser anulada ou perdoada.
7ª Tese
Deus a ninguém perdoa a dívida sem que ao mesmo tempo o subordine, em sincera humildade, ao ministro, seu substituto.
8ª Tese
Cânones poenitentiales, que são as ordenanças de prescrição da maneira em que se deve confessar e expiar, apenas são impostos aos vivos, e, de acordo com as mesmas ordenanças, não dizem respeito aos moribundos.
9ª Tese
Eis por que o Espírito Santo nos faz bem mediante o papa, excluindo este de todos os seus decretos ou direitos o artigo da morte e da necessidade suprema.
10ª Tese
Procedem desajuizadamente e mal os sacerdotes que reservam e impõe aos moribundos penitências canônicas ou para o purgatório a fim de ali serem cumpridas."

...


Lutero também questionaria o comércio de fé nos dias de hoje!

"E disse aos discípulos: É impossível que não venham escândalos, mas ai daquele por quem vierem!" (Lucas 17,1)

Citei apenas as 10 primeiras teses. No próximo post vou citar as 95 teses.

Vejam que Lutero começa falando do arrependimento e da necessidade de continuo arrependimento!

Arrependimento e penitencias para mortos e purgatório é invenção de homens! Um doutrina que não existe na Bíblia original seja ela a Biblia Almeida ou as traduções católicas! Será que se acredita nisto ainda hoje?

A intenção de Lutero não era um ataque à Igreja Católica ou ao Papa. Era denunciar as praticas errôneas de muitos clérigos do seu tempo! Proclamou um retorno somente à Escritura! Hoje, também, muitos cristãos acreditam no que as autoridades religiosas dizem! Devemos confiar nos lideres somente e se pregam as Escrituras! Se adicionam coisas, ou modificam o que esta escrito na Bíblia, com que autoridade fazem isto? Não estou me referindo somente à Igreja Católica, mas a todas as Igrejas cristãs e até seitas que porventura estejam distorcendo a Bíblia!

Amado, não se sinta ferido, examine as escrituras e fique com as escrituras! Não existe igreja perfeita na Terra, mas se compactuarmos com mentiras, sabemos muito bem quem Jesus falou que era o pai da mentira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário