sábado, 20 de outubro de 2012

A semente é a palavra de Deus!


“E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear.
E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na;
E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda;
Mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz.
E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na.
E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta.
Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.”
(Mateus 13:3-9)

A melhor interpretação para esta parábola vem do próprio Jesus!
“Escutai vós, pois, a parábola do semeador.
Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho.
O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria;
Mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofende;
E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera;
Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta.”
(Mateus 13:18-23)

Vejamos a versão que está em Lucas:
“Um semeador saiu a semear a sua semente e, quando semeava, caiu alguma junto do caminho, e foi pisada, e as aves do céu a comeram;
E outra caiu sobre pedra e, nascida, secou-se, pois que não tinha umidade;
E outra caiu entre espinhos e crescendo com ela os espinhos, a sufocaram;
E outra caiu em boa terra, e, nascida, produziu fruto, a cento por um. Dizendo ele estas coisas, clamava: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
E os seus discípulos o interrogaram, dizendo: Que parábola é esta?
E ele disse: A vós vos é dado conhecer os mistérios do reino de Deus, mas aos outros por parábolas, para que vendo, não vejam, e ouvindo, não entendam.
Esta é, pois, a parábola: A semente é a palavra de Deus;
E os que estão junto do caminho, estes são os que ouvem; depois vem o diabo, e tira-lhes do coração a palavra, para que não se salvem, crendo;
E os que estão sobre pedra, estes são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria, mas, como não têm raiz, apenas creem por algum tempo, e no tempo da tentação se desviam;
E a que caiu entre espinhos, esses são os que ouviram e, indo por diante, são sufocados com os cuidados e riquezas e deleites da vida, e não dão fruto com perfeição;
E a que caiu em boa terra, esses são os que, ouvindo a palavra, a conservam num coração honesto e bom, e dão fruto com perseverança.”  (Lucas 8,5-15)

“A semente é a palavra de Deus;...”
Eis aí, amigos, porque muitos não conservam a Palavra viva no seu coração!
Porque não a recebem como palavra de Deus!

Notem que os que se dizem “religiosos” tem reverencia por tantas coisas!
Dinheiro, status, sonhos pessoais, ídolos e imagens, adivinhações, times de futebol, coisas que agradam os olhos, etc, tudo o que acham lhes trará sucesso e felicidade.

Mas a incredulidade existe por não se crer que a Bíblia é a Sagrada Escritura, a palavra escrita por homens inspirados pelo Espírito Santo de Deus!

Caso você recebesse uma carta escrita pessoalmente pelo próprio Deus para você, você não a leria com uma ânsia tremenda de saber o que Deus tem a lhe dizer?
Um ateu rigoroso também a leria, mesmo que por curiosidade!

Aí está o problema, até mesmo muitos cristãos não amam a Palavra de Deus, guardando para si, apenas alguns versos bonitos, como frases de efeito colocadas na internet!

Meu amado, tire alguns minutos para meditação na Palavra, e converse com Jesus sobre o detalhe que mais lhe chamar a atenção nesta parábola! Poderíamos meditar horas nestas palavras e muitos livros e textos foram escritos sobre esta conhecida parábola do Semeador!

Pois é a próprio Jesus na Palavra diz: “... e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” (Mateus 28,20b)

Tire um tempo diário, reservado, para ler, estudar e meditar nas Escrituras!
É um investimento de tempo para a Eternidade, e também será o melhor caminho para uma vida bem sucedida!

“Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.” (Senhor Deus falou a Josué em Js 1,8)

Nenhum comentário:

Postar um comentário