sexta-feira, 26 de abril de 2013

Digno! Digno?


Quando ouvimos a palavra “digno” e temos um coração quebrantado e arrependido na presença de Deus, lembraremos de 2 coisas:
1) Digno é o SENHOR de todo o louvor e toda a honra!
2) Nós não somos dignos!

Digno tem sentido de merecedor ou de ser honrado entre outros significados!
Digno é uma palavra plena para expressar louvor e gratidão ao Senhor!

Já em relação ao homem a palavra digno tem 2 fortes conceitos:
1) Não somos dignos
“E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti e já não sou digno de ser chamado teu filho.” (Lucas 15:21)
“E o centurião, respondendo, disse: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado sarará,...”  (Mateus 8:8)
“Este é aquele que vem após mim, que foi antes de mim, do qual eu não sou digno de desatar as correias das sandálias.” (João 1:27)

2) Somos dignos de morte ...
... pelos pecados que praticamos ou abrigamos em nosso coração.  
Mas a misericórdia do SENHOR é maior!
“Quando também em alguém houver pecado, digno do juízo de morte, e haja de morrer, e o pendurares num madeiro, o seu cadáver não permanecerá no madeiro, mas certamente o enterrarás no mesmo dia, porquanto o pendurado é maldito de Deus; assim, não contaminarás a tua terra, que o SENHOR, teu Deus, te dá em herança.” (Deuteronômio 21:22-23)
“Então, o furor de Davi se acendeu em grande maneira contra aquele homem, e disse a Natã: Vive o SENHOR, que digno de morte é o homem que fez isso.” (2 Samuel 12:5)  Se você ler sobre o adultério de Davi, o próprio Davi era digno de morte! Mas arrependido e contrito de coração, o SENHOR o perdoou.

Jesus é Digno de todo o louvor e toda a honra!
No entanto, se fez maldito em nosso lugar morrendo no madeiro como um homem digno de morte!
Jesus não pecou e não era digno de morte, mas tomou sobre si as nossas iniquidades, de nós, pecadores, dignos de morte!
E morreu a nossa morte para que, crendo n’Ele, perdoados, recebêssemos a Sua Vida, a Vida Eterna, Vida de Deus!

“Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder, porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas.” (Apocalipse 4:11)
“E vi um anjo forte, bradando com grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de desatar os seus selos?” (Apocalipse 5:2)
“E eu chorava muito, porque ninguém fora achado digno de abrir o livro, nem de o ler, nem de olhar para ele.” (Apocalipse 5:4)
“E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir os seus selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo, e nação;” (Apocalipse 5:9)
“que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças.” (Apocalipse 5:12)

Nenhum comentário:

Postar um comentário